Edson Luís VIVE!


Em 28 de Março de 1968 a ditadura militar assassinava o estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto, paraense de 18 anos, no restaurante estudantil Calabouço, no Rio de Janeiro. O episódio marcou a resistência estudantil contra o regime militar que iria se aprofundar naquele ano até o decreto do AI-5, que endureceu ainda mais a repressão.
A palavra de ordem que se espalhou em faixas, cartazes e na boca dos manifestantes era "Mataram um estudante. Podia ser seu filho!".


A morte do estudante durante um período “Escuro” do nosso país poderia significar o fim da luta contra o Regime Militar. Porem o que aconteceu foi o contrário! A luta em defasa de direitos e da Democracia se intensificou e Edson se tornou referencia para uma geração de jovens que lutou diariamente contra um regime covarde que matou, torturou e desapareceu com muitos jovens em nosso país!

  


A USES não poderia deixar de presta sua Homenagem a um estudante que é vivo na Memoria da Militância e que inspirou uma geração e a todos que Lutaram, foram torturados, desaparecidos, Mortos para que hoje pudéssemos estar vivendo em uma Democracia. Apurar tudo que aconteceu no período da Ditadura Militar no Brasil, a partir da Comissão da Verdade, para nós é Fundamental. Durante o Mês de Abril a entidade deverá ocupar as Ruas de Sergipe para, além de homenagear Edson Luís, defender a Educação Pública, Gratuita e de qualidade social Para Todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário